Marketing de "dois níveis"
O conceito de marketing de dois níveis surge quando temos de satisfazer o comprador e o utilizador, em simultâneo, se estes não coincidirem. Nestes casos, por norma, o comprador/decisor não é quem utiliza ou consome o produto e, por esta razão, os critérios de decisão de compra podem divergir dos critérios relevantes de uso ou consumo.
Este conceito torna-se muito importante no processo de desenvolvimento do produto, uma vez que o mesmo tem de satisfazer diferentes necessidades, de alvos distintos.
Vejamos dois exemplos práticos:
1. Produto: AIRBUS A320
Comprador: companhias aéreas.
Critérios: tamanho/capacidade, custo de compra, fiabilidade, custo de compra, manutenção, eficiência, etc.
Utilizador: viajantes.
Critérios: conforto, segurança, tecnologia, etc.
2. Produto: SAQUETAS DE FRUTA
Comprador: pais.
Critérios: qualidade, preço, marca, composição nutricional, comodidade de uso.
Utilizador: bebés.
Critérios: sabor, textura, embalagem adaptada à sua capacidade de uso.
