Marketing de "dois níveis"

 



O conceito de marketing de dois níveis surge quando temos de satisfazer o comprador e o utilizador, em simultâneo, se estes não coincidirem. Nestes casos, por norma, o comprador/decisor não é quem utiliza ou consome o produto e, por esta razão, os critérios de decisão de compra podem divergir dos critérios relevantes de uso ou consumo.  

Este conceito torna-se muito importante no processo de desenvolvimento do produto, uma vez que o mesmo tem de satisfazer diferentes necessidades, de alvos distintos. 


Vejamos dois exemplos práticos: 

 

1. Produto: AIRBUS A320 

Comprador: companhias aéreas.

Critérios: tamanho/capacidade, custo de compra, fiabilidade, custo de compra, manutenção, eficiência, etc.

Utilizador: viajantes. 

Critérios: conforto, segurança, tecnologia, etc. 

 

2. Produto: SAQUETAS DE FRUTA

Comprador: pais.  

Critérios: qualidade, preço, marca, composição nutricional, comodidade de uso. 

Utilizador: bebés.

Critérios: sabor, textura, embalagem adaptada à sua capacidade de uso.

Mensagens populares deste blogue

Reduflação: pagar mais por menos

A Gestão de Riscos também é uma ferramenta de Marketing

A Ciência do Neuromarketing