Reduflação: pagar mais por menos

reduflação: o que é


Já teve a sensação de que algum dos produtos que costuma comprar parece mais pequeno, apesar do preço ser o mesmo? Talvez não seja apenas uma sensação. 
Chama-se 
Reduflação


Reduflação
é o termo usado para definir a estratégia que pretende levar o consumidor a acreditar que o preço de um produto não aumentou. Esta estratégia é usada, principalmente, em épocas de inflação, onde existe a subida generalizada do preço dos produtos e dos serviços. 
O que é e como funciona a Reduflação? 


Vejamos um caso real de reduflação:

Uma conhecida cadeia de supermercados, a operar no mercado português, e famosa pelos seus detergentes para a roupa, tinha um amaciador de 2 litros a 1,90€. 

  • Agora, o mesmo amaciador, traz 1,6 litros e o preço é de 1,80€. Neste caso, a quantidade é menor e o preço também mas não na mesma proporção. 
  • Quando a embalagem tinha 2 litros, cada litro saia a 0,95 cêntimos. 
  • Com a embalagem de 1,6 litros, cada litro fica por 1,125 cêntimos. 


Na prática, estamos a pagar mais por menos!


Numa publicação, feita pela marca nas suas redes sociais, anunciando a mudança da embalagem, vemos vários comentários de consumidores descontentes. A empresa deu resposta afirmando que, apesar da embalagem ser mais pequena (e o doseador também), dá exatamente para o mesmo número de lavagens (80), visto que tornou o produto mais concentrado.
Não comparei a fórmula que vem nos rótulos, no entanto, a tonalidade do produto ficou menos intensa e isso dá que pensar quanto à sua concentração... 
O preço do produto mantém-se inalterado mas a sua quantidade/tamanho diminui. Na prática, o consumidor vai pagar o mesmo mas leva menos para casa. 

exemplo de redflação em amaciador de roupa 

Como perceber se determinado produto foi exposto a esta estratégia?

Portanto, o truque é dar atenção às quantidades que a embalagem traz.
Outra forma de concluir se estamos a pagar mais ou o mesmo por menos produto é comparar sempre os preços com as quantidades, analisando o preço ao litro, ao kg, ao metro, etc. Em muitas categorias de produtos, essa informação vem na etiqueta do preço, afixada na prateleira, mas em letras minúsculas...olhe com atenção.
Torna-se mais difícil ter a perceção da reduflação se estamos a comprar o produto pela primeira vez, visto que não temos termo de comparação.

O que pretendem as empresas com a reduflação?

  • dividir os custos de produção por mais unidades de venda, baixando, assim, o custo unitário do produto;
  • criar uma perceção positiva, mostrando aos consumidores que não aumentaram os preços, ao contrário da tendência do mercado;
  • aumentar a incidência de compra (se o comprador leva menos quantidade, vai precisar de repetir a compra com mais frequência).


Esta estratégia acarreta um elevado risco. Assim que o consumidor perceber o truque, vai sentir-se "enganado", podendo resultar na perda de confiança que este tem pela marca e, por consequência, deixar de a comprar ou partilhar a experiência negativa com outros consumidores. No entanto, a maioria das pessoas nunca chega a reparar, logo os ganhos que a marca consegue vão compensar os riscos inerentes.

Quando compramos frequentemente um produto, por norma, conhecemos bem o seu preço, mas nem sempre conhecemos a quantidade que ele traz e, por esta razão, é provável que nem reparemos na alteração se o preço se mantiver.


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