A Ciência do Neuromarketing


O neuromarketing junta dois campos de conhecimento: a neurociência e o marketing, com o objetivo de compreender e prever o comportamento do consumidor, através da descodificação neurológica da eficácia da publicidade e da comunicação no processo de decisão de compra. 


A neurociência é a área de conhecimento que estuda a atividade do córtex cerebral, e o marketing pode ser definido com o conjunto de estratégias para criar, comunicar e entregar valor aos consumidores e gerar trocas com benefícios para ambas as partes. Ao fazer a junção destas duas áreas, pretende-se entender como o cérebro reage aos diferentes estímulos e estratégias de marketing. 

Esta ciência baseia-se na Teoria do Cérebro Trino, que defende que o nosso cérebro é composto pela parte instintiva, emocional e racional (saiba qual destes é o verdadeiro decisor de compra aqui).

O neuromarketing apoia-se nos equipamentos produzidos pela neurociência, para estudar a atividade do cérebro quando exposto a um estímulo de marketing, e aplicar os resultados obtidos em estratégias mais convenientes para a mente do consumidor. 

Esta combinação de ciências vem complementar os métodos tradicionais dos estudos de mercado e dos consumidores, como são o caso dos questionários, que podem trazer resultados pouco fidedignos, uma vez que os consumidores têm controlo da resposta que entregam. Por outro lado, quando o cérebro é analisado, no momento de exposição a um estímulo, o resultado obtido será genuíno, uma vez que não somos capazes de manipular o que lá é ou não ativado. 


De acordo com estudos realizados por Harvard, “entre 90 e 95% das decisões de compra são realizadas de forma inconsciente”.

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