Análise SWOT
As organizações precisam de analisar e compreender o ambiente interno e externo, que tem implicação direta ou indireta nas decisões, nos objetivos e no sucesso do negócio.
A análise interna é a identificação das vantagens e recursos da organização (financeiros, humanos, know-how, ativos físicos, etc.) e de quaisquer limitações ou restrições que possam existir.
As competências da organização são, também, fator-chave a considerar, uma vez que a empresa pode até ter os melhores recursos mas depois não existir competência/capacidade interna para o melhor uso deles. Esta análise é importante para identificar:
- forças e fraquezas;
- qualidades distintivas;
- recursos internos;
- competências e capacidades;
- limitadores do desempenho da empresa;
A análise externa tem por objetivo determinar quais as tendências mais importantes com as quais as organizações são confrontadas nos mercados.
- Estas tendências podem ser oportunidades ou ameaças;
- As organizações não têm controlo sobre os fatores que provocam as oportunidades ou as ameaças;
- As forças externas podem ser:
- micro: relacionadas, essencialmente, com aspetos do mercado competitivo onde a empresa está inserida (preços praticados, concorrência, etc.).
- macro: são de envolvente geral e afetam todo o mercado (fatores político-legais, questões sociais, etc.).
Uma das formas de compreender o ambiente interno e externo de uma organização é através da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats). É constituída por quatro quadrantes, dois referentes a fatores internos (forças e fraquezas), e outros dois que correspondem a fatores externos (oportunidades e ameaças).
Esta análise tem como objetivo:
- identificar forças que minimizem as fraquezas e respondam às ameaças;
- identificar forças que permitam aproveitar as oportunidades;
- identificar oportunidades que desenvolvam novas forças;
- identificar oportunidades que permitam mitigar fraquezas e combater as ameaças.
Deve-se complementar esta análise com a análise PESTEL e as 5 Forças de Porter.