Segmentação vs Público-alvo


De pouco ou nada adianta ter o melhor produto/serviço do mundo se este não for direcionado, apresentado e disponibilizado a quem o quer ou precisa dele.


Muitas vezes se confundem os termos segmentação e público-alvo, atribuindo-lhes o mesmo significado.

Segmentar o mercado corresponde a criar conjuntos de potenciais clientes com determinadas características, necessidades, comportamentos de compra ou padrões de consumo em comum.


CRITÉRIOS DE SEGMENTAÇÃO

    Critérios geográficos

  • zonas
  • regiões
  • países
    Critérios demográficos
  • idade
  • género
  • rendimentos
  • situação familiar
  • escolaridade
    Critérios psicográficos
  • valores
  • atitudes
  • motivações
     Critérios comportamentais
  • hábitos de compra
  • ações no website
  • necessidades
  • fidelidade


Por outro lado, o público-alvo é um grupo de pessoas com características e necessidades semelhantes que a empresa/organização decide alcançar.

Só é possível escolher o público-alvo depois de fazer a segmentação de mercado!


Mensagens populares deste blogue

Reduflação: pagar mais por menos

A Gestão de Riscos também é uma ferramenta de Marketing

A Ciência do Neuromarketing