Posicionamento da Marca




Em mercados cada vez mais competitivos, já não é suficiente ter um bom produto ou serviço. Para que uma marca realmente se destaque, é essencial que ela tenha um posicionamento claro e consistente


Mas o que significa posicionar uma marca e por que é tão importante?

O posicionamento de marca é a forma como a marca é percebida pelos clientes em relação à concorrência. É a posição única que ocupa na mente do consumidor, baseada nos valores, diferenças e experiências que oferece.


Um bom posicionamento responde a perguntas como:

  • Qual é a dor do cliente que a marca resolve? 
  • O que torna a marca diferente da concorrência? 
  • Que emoções ou experiências a marca quer transmitir?


Atenção: Se a marca não define um posicionamento, os consumidores vão fá-lo-ão por ela!

Um posicionamento forte permite que a marca:

  • se destaque no mercado, principalmente nos que estão saturados; 
  • atraia o público-alvo desejado; 
  • guie a tomada de decisões estratégicas;
  • construa confiança e relações emocionais duradouras que resultem em lealdade.



Para estabelecer um posicionamento da marca é necessário segmentar e conhecer o público-alvo; analisar a concorrência e entender as suas lacunas que facilitem encontrar oportunidades de mercado; definir uma proposta de valor; determinar o estilo de comunicação e a escolha dos canais adequados.

O posicionamento deve ser criado para durar! É muito importante manter a coerência em todas as ações tomadas. De nada adianta, por exemplo, querer posicionar-se como uma marca de luxo e ter uma política de saldos constante.


Vejámos um exemplo real:

Posicionamento da Audi: "Tecnologia avançada, design premium e experiência de condução superior para quem valoriza inovação e performance."

Todas as ações da marca (produtos, comunicação, experiência do cliente, preço praticado, etc.) reforçam o seu posicionamento, garantindo que a marca é percecionada exatamente desta forma.


O posicionamento de marca não é apenas um conceito de marketing; é uma estratégia fundamental para o crescimento e reconhecimento da marca. Investir num posicionamento sólido significa garantir que sua marca não apenas exista, mas seja memorável, relevante e a preferida pelo público certo.





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