Lealdade vs Fidelidade à Marca
Que não se confunda lealdade com fidelidade à marca!
A primeira é um compromisso assumido pelo consumidor. Fá-lo de livre vontade, porque se identifica com a marca, com os seus valores e porque sente que ela lhe retribui, de alguma forma, pelas compras que faz e por não a substituir por um concorrente. No fundo, há uma relação emocional que é estabelecida.
A segunda resulta de um compromisso contratual, que nada tem que ver com emoções ou satisfação com a marca. O consumidor assina um contrato com o objetivo de conseguir alguma vantagem decorrente do mesmo.
A lealdade é durável, a fidelidade termina juntamente com o fim do contrato.
No mercado português temos um bom exemplo onde a fidelidade é prática comum: telecomunicações. Neste setor, os consumidores, celebram contratos com uma duração pré-determinada, em que não podem abandonar/trocar de operadora durante esse período. Como vantagem, ao assinar, conseguem descontos ou acesso a produtos/serviços que não teriam caso não veiculassem o contrato.
